segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ESCOLA CÂNDIDA É NOTICIA NO JORNAL AMAZÕNIA

Projeto Consumo Consciente da Escola Cândida é noticia no Jornal AMAZÔNIA-Belém-Pará
Domingo 22/01/2012

Meio ambiente preservado
Projeto da escola "Cândida santos de sousa" estimula estudantes e comunidade a exercer a sustentabilidade

Da Redação
A Escola Municipal de Ensino Fundamental "Cândida Santos de Souza" está contribuindo para mudar a mentalidade dos moradores do bairro Distrito Industrial em relação ao lixo. As ações realizadas pelos professores e alunos ensinam tanto a evitar o desperdício quanto a preservar o ambiente danificado pela poluição. Tudo começou com o projeto "Consumo consciente: Agir e viver por um mundo melhor", que a escola realiza desde 2009 com ações bimestrais. Temas como sustentabilidade, reciclagem e preservação ambiental são abordados.




Segundo a coordenadora pedagógica Alcilene Magalhães, o objetivo inicial era reduzir o acúmulo de resíduos nas proximidades do colégio e dentro da própria instituição. Quatro anos depois, ela se orgulha ao falar sobre os resultados do projeto. "Nós podemos dizer que conseguimos reduzir em 80% a quantidade de lixo na escola. Não se vê mais papéis no chão, a gente percebe que os alunos estão mais cuidadosos com o ambiente", disse.

De acordo com a coordenadora, durante a Gincana Ambiental Escolar foram arrecadadas cinco mil garrafas plásticas, demonstrando o nível de comprometimento das pessoas envolvidas no projeto. A escola também desenvolve outro trabalho, que é realizado a cada dois anos e mobiliza todos os alunos. É o projeto "Revitalização Escolar: Direito de usar, dever de preservar", em que os estudantes participam de um mutirão para limpar, pintar e arborizar a escola. Com isso, já foram plantadas 250 mudas de árvores.

Todos os alunos de 5ª a 8ª série participam do projeto. São eles próprios quem realizam passeios pelas ruas próximas para ver a situação do lixo, além de pesquisar com os moradores qual o tratamento dado por eles aos seus resíduos. De posse dessas informações, eles se reúnem e discutem alternativas sustentáveis para reverter o quadro. A coordenadora explica que os projetos são interdisciplinares e que a participação vale nota - fazendo com que os alunos não dependam unicamente da prova aplicada, bem como aumente o rendimento escolar dos estudantes.

Os projetos pedagógicos já renderam três prêmios nacionais para a "Cândida Santos de Souza", além da parceria com a prefeitura de Ananindeua, que financiou oficinas para instruir os moradores. A escola realiza cursos de artesanato, reaproveitamento e reciclagem aos sábados, das 8h às 12h, abertos à comunidade. O gestor da instituição de ensino, Belmiro Campelo, explica que as programações de sábado atendem em média 400 pessoas e são uma oportunidade para integrar os pais ao ambiente escolar dos filhos, através de atividades esportivas, como vôlei e futebol, e também recreativas, como a oficina de dança hip-hop.
Ele acredita que esses projetos ajudam crianças e adultos a entender que cada um pode fazer a sua parte para melhorar a sua realidade. "Quando recebemos a escola, em 2006, ela estava completamente depredada. Hoje em dia, os alunos chegam para as aulas e não encontram pichação ou sinais de vandalismo", afirmou o gestor. Campelo entende que junto com o reconhecimento conquistado pelos prêmios recebidos, vêm as responsabilidades junto aos pais e que o esforço conjunto de todos os profissionais transformou a escola em referência do ensino municipal.

Um comentário:

  1. E sempre bom receber elogios...Mas ainda, quando somos referência nacional em Educação. No entanto o orgulho floresce, quando bem perto somos reconhecidos por realizar boas praticas educativas que elevam a educação do seu municipio.
    Parabéns Escola Cândida de Ananindeua-PA.

    ResponderExcluir