segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PDDE DA ESCOLA CÂNDIDA 2011


O Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
A Escola Cândida fez uso desse recurso financeiro no ano letivo de 2011 para melhorar o aspecto físico e pedagógico da escola com intuito de alcançar bons resultados no processo de ensino aprendizagem e primar pela qualidade na educação.
Através dos recursos do PDDE, adquirimos um sofá novo para a sala dos professores para conforto nas horas vagas, comprou uma escada para serviços em gerais e uma placa em acrílico para homenagear alunos e professores pelo esforço dedicado a preservação do ambiente escolar.

Compras de Descargas, tampas de vasos sanitários, canos e torneiras para garantir um bom funcionamento dos banheiros femininos e masculinos da escola.

Compra de lixeiras ecologicamente correta para manejo do lixo e ampliação da coleta seletiva na escola. A Escola Cândida já vem realizando trabalhos de Educação ambiental há vários anos e pratica o consumo consciente com o compromisso de garantir a sustentabilidade e tornar a escola “Um lugar Melhor”. Nossa Escola “Educa para a Cidadania”. E os recursos do PDDE possibilitam essas conquistas para “Agir e Viver por um Mundo Melhor”.


Neste serviços foi Incluído o acesso a Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, além de receber do Programa Escola Acessivel - MEC duas cadeiras para uso escolar dos alunos portadores desta necessidade.



Reforma e ampliação da sala dos professores e do Bicicletário escolar para organizar a entrada e saída das bicicletas durante os turnos escolares.



Pintura, limpeza e reparos nas dependências, paredes e tetos da escola para melhorar a estrutura física e garantir o bom funcionamento dos espaços e equipamentos escolares.


Reforma na quadra de esportes, incluindo a implantação de telas para impedir a saida da bola e assim garantir a proteção do udo desses materiais esportivo dentro da quadra.

Aviso: Todas as prestações de contas com vencimento em 2012 deverão ser entregues por meio do módulo denominado PC Online, que poderá ser acessado a partir de fevereiro, no endereço: http://sigpc.fnde.gov.br.






segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ESCOLA CÂNDIDA É NOTICIA NO JORNAL AMAZÕNIA

Projeto Consumo Consciente da Escola Cândida é noticia no Jornal AMAZÔNIA-Belém-Pará
Domingo 22/01/2012

Meio ambiente preservado
Projeto da escola "Cândida santos de sousa" estimula estudantes e comunidade a exercer a sustentabilidade

Da Redação
A Escola Municipal de Ensino Fundamental "Cândida Santos de Souza" está contribuindo para mudar a mentalidade dos moradores do bairro Distrito Industrial em relação ao lixo. As ações realizadas pelos professores e alunos ensinam tanto a evitar o desperdício quanto a preservar o ambiente danificado pela poluição. Tudo começou com o projeto "Consumo consciente: Agir e viver por um mundo melhor", que a escola realiza desde 2009 com ações bimestrais. Temas como sustentabilidade, reciclagem e preservação ambiental são abordados.




Segundo a coordenadora pedagógica Alcilene Magalhães, o objetivo inicial era reduzir o acúmulo de resíduos nas proximidades do colégio e dentro da própria instituição. Quatro anos depois, ela se orgulha ao falar sobre os resultados do projeto. "Nós podemos dizer que conseguimos reduzir em 80% a quantidade de lixo na escola. Não se vê mais papéis no chão, a gente percebe que os alunos estão mais cuidadosos com o ambiente", disse.

De acordo com a coordenadora, durante a Gincana Ambiental Escolar foram arrecadadas cinco mil garrafas plásticas, demonstrando o nível de comprometimento das pessoas envolvidas no projeto. A escola também desenvolve outro trabalho, que é realizado a cada dois anos e mobiliza todos os alunos. É o projeto "Revitalização Escolar: Direito de usar, dever de preservar", em que os estudantes participam de um mutirão para limpar, pintar e arborizar a escola. Com isso, já foram plantadas 250 mudas de árvores.

Todos os alunos de 5ª a 8ª série participam do projeto. São eles próprios quem realizam passeios pelas ruas próximas para ver a situação do lixo, além de pesquisar com os moradores qual o tratamento dado por eles aos seus resíduos. De posse dessas informações, eles se reúnem e discutem alternativas sustentáveis para reverter o quadro. A coordenadora explica que os projetos são interdisciplinares e que a participação vale nota - fazendo com que os alunos não dependam unicamente da prova aplicada, bem como aumente o rendimento escolar dos estudantes.

Os projetos pedagógicos já renderam três prêmios nacionais para a "Cândida Santos de Souza", além da parceria com a prefeitura de Ananindeua, que financiou oficinas para instruir os moradores. A escola realiza cursos de artesanato, reaproveitamento e reciclagem aos sábados, das 8h às 12h, abertos à comunidade. O gestor da instituição de ensino, Belmiro Campelo, explica que as programações de sábado atendem em média 400 pessoas e são uma oportunidade para integrar os pais ao ambiente escolar dos filhos, através de atividades esportivas, como vôlei e futebol, e também recreativas, como a oficina de dança hip-hop.
Ele acredita que esses projetos ajudam crianças e adultos a entender que cada um pode fazer a sua parte para melhorar a sua realidade. "Quando recebemos a escola, em 2006, ela estava completamente depredada. Hoje em dia, os alunos chegam para as aulas e não encontram pichação ou sinais de vandalismo", afirmou o gestor. Campelo entende que junto com o reconhecimento conquistado pelos prêmios recebidos, vêm as responsabilidades junto aos pais e que o esforço conjunto de todos os profissionais transformou a escola em referência do ensino municipal.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC

Ministério da Educação 

Para a educação melhorar, todos devem participar Governo Federal

Escola paraense aponta soluções para comunidade REDUZIR O LIXO.

Sexta-feira, 30 de dezembro de 2011 - 10:28

Na escola Cândida Santos de Souza, os estudantes preparam campanhas educativas e participam de oficinas de reciclagem para o manejo adequado dos detritos (foto: arquivo da escola)O projeto Consumo Consciente: Agir e Viver por um Mundo Melhor foi criado para mostrar como deve ser feito o manejo do lixo, não apenas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Santos de Souza, mas também no bairro Distrito Industrial, onde a instituição está situada, em Ananindeua, Pará, na região metropolitana de Belém. Desenvolvido pela pedagoga Alcilene Costa de Magalhães, professora de informática educativa, o projeto busca soluções para diminuir o acúmulo de lixo na cidade.

O trabalho é feito por meio de campanhas educativas e oficinas de reciclagem para o manejo adequado dos detritos. “As campanhas e oficinas têm o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância de cuidar do lixo e dar a ele um local apropriado, além de praticar ações de consumo consciente, dizendo não ao desperdício”, explica Alcilene. Há 15 anos no magistério, a professora já trabalhou com alunos da educação infantil e do ensino fundamental em instituições de ensino particulares de Belém. Também foi coordenadora pedagógica da educação de jovens e adultos durante dez anos em escola da rede estadual.

A fim de mostrar à comunidade as boas iniciativas de combate à degradação do meio ambiente, os envolvidos no projeto executaram diferentes atividades. Uma delas, o manejo do lixo no bairro, sob o lema Diga Não ao Desperdício. Outra, a proposta Vamos Cuidar do Nosso Lixo, de prevenção contra os resíduos jogados no chão. Foi feito ainda um apelo por mudanças de comportamento entre as pessoas.

De acordo com Alcilene, nas ações de combate ao acúmulo do lixo na comunidade os estudantes chamaram a atenção do público para a preservação do meio ambiente. Eles destacaram a importância de conservar a escola como patrimônio público e o lugar no qual vivem. “Com esse trabalho de informação e sensibilização na comunidade, executamos as propostas de cuidar do meio ambiente”, afirma. “E cuidando do meio ambiente estamos cuidando de nós mesmos.”

Cidadania — O projeto abrangeu iniciativas de cidadania voltadas para a informação e a sensibilização da comunidade escolar, executadas no decorrer do ano letivo. No primeiro semestre, foram realizadas ações interdisciplinares para discutir o tema lixo no bairro. Entre elas, reuniões, sessões de vídeo e passeios para visualização dos problemas ocasionados pelo acúmulo de lixo. Professores e alunos executaram tarefas de diversas disciplinas — português, história, geografia, inglês, ciências e educação física. Os alunos da quinta à oitava série do ensino fundamental visitaram a comunidade em torno da escola e conversaram com os moradores para explicar o problema e indicar formas de melhorar o manejo do lixo no bairro.

No segundo semestre, foram realizadas ações de combate ao acúmulo de detritos. “Os alunos da sexta e da sétima séries informaram à comunidade sobre os prejuízos causados pelo lixo em nossa vida e como podemos colaborar para que todos vivam em paz com o manejo e a coleta seletiva”, ressalta Alcilene.

O projeto é executado desde 2009. A cada ano, ganha novas ações. Segundo Alcilene, ele se fortaleceu em 2011. “Na ação Plante uma Árvore, realizada no fim deste ano, conseguimos 250 mudas de plantas ornamentais e frutíferas”, destaca. Na gincana ambiental, promovida em setembro, foram recolhidas cinco mil garrafas plásticas. “A coleta ultrapassou nossa expectativa.”

Na visão da professora, trabalhar com projetos ajuda na evolução do aluno e a alcançar as metas. “Educamos para a cidadania e para a prática do consumo consciente”, diz. “Os resultados estão sendo gratificantes.”

Fátima Schenini

Saiba mais no Jornal do Professor

Confira o blog da escola
Palavras-chave: meio ambiente, lixo, manejo

PROJETO CONSUMO CONSCIENTE

Logo Portal do Professor
Ícone Jornal do Professor

Jornal do Professor

Escola Paraense Aponta Soluções para Comunidade Reduzir o LIXO

Professora Alcilene Costa de Magalhães

O projeto Consumo Consciente: Agir e Viver por um Mundo Melhor foi criado para mostrar como deve ser feito o manejo do lixo, não apenas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Santos de Souza, mas também no bairro Distrito Industrial, onde a instituição está situada, em Ananindeua, Pará, na região metropolitana de Belém. Desenvolvido pela pedagoga Alcilene Costa de Magalhães, professora de informática educativa, o projeto busca soluções para diminuir o acúmulo de lixo na cidade.

O trabalho é feito por meio de campanhas educativas e oficinas de reciclagem para o manejo adequado dos detritos. “As campanhas e oficinas têm o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância de cuidar do lixo e dar a ele um local apropriado, além de praticar ações de consumo consciente, dizendo não ao desperdício”, explica Alcilene. Há 15 anos no magistério, a professora já trabalhou com alunos da educação infantil e do ensino fundamental em instituições de ensino particulares de Belém. Também foi coordenadora pedagógica da educação de jovens e adultos durante dez anos em escola da rede estadual.

A fim de mostrar à comunidade as boas iniciativas de combate à degradação do meio ambiente, os envolvidos no projeto executaram diferentes atividades. Uma delas, o manejo do lixo no bairro, sob o lema Diga Não ao Desperdício. Outra, a proposta Vamos Cuidar do Nosso Lixo, de prevenção contra os resíduos jogados no chão. Foi feito ainda um apelo por mudanças de comportamento entre as pessoas.

De acordo com Alcilene, nas ações de combate ao acúmulo do lixo na comunidade os estudantes chamaram a atenção do público para a preservação do meio ambiente. Eles destacaram a importância de conservar a escola como patrimônio público e o lugar no qual vivem. “Com esse trabalho de informação e sensibilização na comunidade, executamos as propostas de cuidar do meio ambiente”, afirma. “E cuidando do meio ambiente estamos cuidando de nós mesmos.”

Cidadania — O projeto abrangeu iniciativas de cidadania voltadas para a informação e a sensibilização da comunidade escolar, executadas no decorrer do ano letivo. No primeiro semestre, foram realizadas ações interdisciplinares para discutir o tema lixo no bairro. Entre elas, reuniões, sessões de vídeo e passeios para visualização dos problemas ocasionados pelo acúmulo de lixo. Professores e alunos executaram tarefas de diversas disciplinas — português, história, geografia, inglês, ciências e educação física. Os alunos da quinta à oitava série do ensino fundamental visitaram a comunidade em torno da escola e conversaram com os moradores para explicar o problema e indicar formas de melhorar o manejo do lixo no bairro.

No segundo semestre, foram realizadas ações de combate ao acúmulo de detritos. “Os alunos da sexta e da sétima séries informaram à comunidade sobre os prejuízos causados pelo lixo em nossa vida e como podemos colaborar para que todos vivam em paz com o manejo e a coleta seletiva”, ressalta Alcilene.

O projeto é executado desde 2009. A cada ano, ganha novas ações. Segundo Alcilene, ele se fortaleceu em 2011. “Na ação Plante uma Árvore, realizada no fim deste ano, conseguimos 250 mudas de plantas ornamentais e frutíferas”, destaca. Na gincana ambiental, promovida em setembro, foram recolhidas cinco mil garrafas plásticas. “A coleta ultrapassou nossa expectativa.”

Na visão da professora, trabalhar com projetos ajuda na evolução do aluno e a alcançar as metas. “Educamos para a cidadania e para a prática do consumo consciente”, diz. “Os resultados estão sendo gratificantes.” (Fátima Schenini)

Confira o blog da escola


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MATRICULAS 2012


A escola Cândida iniciou seu período de Matriculas 2012 para os seus alunos matriculados no ano letivo de 2011 no dia 26/12/2011. A EMEF Cândida Souza ofertou para a comunidade do Bairro Distrito Industrial mais de 150 vagas para os alunos do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2012 no dia 05/06/12. A Escola Cândida funcionará em três turnos: Manhã, Tarde e Noite obedecendo a grade curricular das redes de ensino da SEMED da Prefeitura de Ananindeua, iniciando seu ano letivo no Dia: 06 de fevereiro de 2012.



O Gestor Belmiro Neto informou a comunidade qual o procedimento na realização da matricula e quias os documentos necessário para efetuar a matricula dos seus filhos. Os pais são responsaveis pela matricula do seu filho e devem comparecer a escola para realizarem a matricula, caso contrario seu filho não estará apto a cursar seus estudos, pois toda criança tem direito à Educação. Ou seja: tem direito a uma vaga na creche, na pré-escola, no ensino fundamental e no ensino médio. É seu dever de pai ou de mãe a responsabilidade de matricular seu filho na escola. E não tem essa desculpa de "perdi o prazo" ou "não achei vaga". A Lei de Diretrizes e Bases, mais conhecida como LDB, que foi escrita com base na Constituição brasileira, garante que toda criança tem direito a estudar. E mais: ela pode ser matriculada na escola durante o ano todo. Mesmo quem mudou de cidade, no meio do ano, pode fazer a matrícula do seu filho em uma escola da rede pública.

Pais, fique atentos...Faça a matricula de seu filho...
Não deixe seu filho sem estudar!


FELIZ 2012...

FESTA DOS ALUNOS DA 8ª SÉRIE

Dia 07/01/2012 as 19h na Escola Cândida,ocorreu a Festa dos Colandos da 8ª série do ano letivo de 2011. A Festa foi maravilhosa com a participação da comunidade escolar que parabenizaram os alunos pelo conquista da conclusão do Ensino Fundamental e com o compromisso de continuar seus estudos no Ensino Médio.


O Gestor o professor Belmiro Neto, fez um discurso maravilhoso, falando do compromisso pelos estudos e de como está orgulhosso de alunos tão dedicados e seus pais também devem incentivar seus filhos a estudarem. Pois essa é só uma das estapas, muitas outras virão e os estudantes necessitam do apoio dos pais para continuarem seus estudos. E tem certeza que todos serão cidadãos do bem pois tiveram uma ótima formação e terão resultados grandiosos no futuro, dando parabéns a todos pelo esforço e dedicação pela conclusão do Ensino Fundamental.



Os professores elogiaram os colandos dando parabéns pela conclusão do Ensino Funadmental e agradeceram o esforço dos colandos nos estudos e pediram aos alunos que continuem estudando pois todo professor quer ouvir os nomes de seus alunos na lista dos aprovados do vestibular. Sintam-se realizados...



Os alunos colandos discussaram e homenagearam seus professores pela dedicação no processo de ensino e aprendizagem. O aluno Gualdino Pimentel foi o orador da turma fazendo um relato da rotina escolar e como podem superar as dificuldades acreditando no estudo e fazer dele sua ferramenta para buscar um futuro melhor e de qualidade.